Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquise Aqui!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Felipe Maia vê PSD como algoz do Democratas

Se para a governadora Rosalba Ciarlini   (DEM) o Partido Social Democrático (PSD) não trabalha para prejudicar a legenda a qual pertence, para o deputado federal Felipe Maia (DEM)  o fato é “concreto” e “inegável”. Ele disse ontem que  embora respeite o posicionamento do grupo liderado pelo vice-governador Robinson Faria, de malas prontas para o PSD, não entende a migração dos potiguares  para o partido concebido pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. “Se me perguntarem se essa foi a melhor opção deles eu diria que não. Na verdade, o PSD é o partido que tem tentado extinguir o democratas, que vem a ser o partido da governadora. Eu acho que todos têm que respeitar a posição de Robinson, agora o fato é que eles foram para um partido, que entre outras finalidades, quer acabar com o DEM”, externou Felipe.
Felipe Maia reconheceu que o Democratas passa por uma fase de dificuldade no plano nacional.
No caso do Rio Grande do Norte, Felipe Maia assinalou que as perdas dos democratas para o PSD foram “muito pequenas”. Ele destacou, inclusive, que a legenda no Estado permanece forte. O DEM local tem o maior cargo político, que é o de governador, e dispõe de um assento no Senado Federal, um deputado federal (foram dois eleitos, mas Betinho Rosado desincompatibilizou-se para assumir a Secretaria de Agricultura), dois deputados estaduais e 17 prefeitos. O PSD, considerado algoz dos democratas, será o partido do vice-governador. Para Felipe Maia, Robinson e o filho, o deputado federal Fábio Faria, trocaram um partido da base do governo, no caso o PMN, por um que eles não sabem “se é ou não”. “Eles não sabem qual é a posição política. Foi essa a troca”, frisou Felipe Maia.
A governadora Rosalba Ciarlini minimizou no início da semana o mal-estar ocasionado após declarações em Caicó, quando fez um comentário que só poderia não gostar de um novo grupo que quer extinguir o seu partido. Com a declaração reverberando em todo o Estado – e a reação dos aliados de Robinson – disse não ver intenção, pelo menos dos potiguares do PSD, em enfraquecer a legenda sob o comando do senador José Agripino Maia. “Eles não são do DEM”, afirmou Rosalba, justificando a “não invasão” em reduto democrata. Durante entrevista, desta vez em Mossoró, destacou que o vice-governador Robinson Faria pensa em fortalecer a base de seu governo e o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).
A animosidade entre DEM e PSD é visível e não há sequer intenção de ambas as partes em esconder o descontentamento mútuo. O deputado Felipe Maia fez ainda duras críticas ao ex-tesoureiro do partido, o ex-deputado Saulo Queiroz, de Mato Grosso do Sul, que, em entrevista ao jornal ‘O Globo’, disse acreditar no desaparecimento da antiga legenda na próxima eleição. “Com ou sem fusão com o PSDB”, opinou o ex-parlamentar.
O tesoureiro do DEM argumenta que, com bancada tão pequena (em torno de 30 deputados) o partido perdeu as condições de articular qualquer candidatura no ano que vem. Com essa insegurança no futuro, diz Saulo Queiroz, os deputados e o próprio governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo estão procurando uma legenda que tem potencial de crescimento.
Felipe Maia reconheceu que o Democratas passa por uma fase de dificuldade, mas enfatizou que as declarações de Queiroz foram “desrespeitosas e equivocadas”. “Ele foi extremamente infeliz até pela relação que tinha com o partido e com o senador José Agripino. Nós já passamos por momentos fortes e fracos e hoje estamos em dificuldade. Mas continuamos com os nossos governadores eleitos, como é o caso de Rosalba, então não vejo porque se falar em discussão, fim, desastre, caos”, disse o deputado federal.
Ex-governadora chama o DEM  de  ‘partido moribundo’A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) também comentou a situação do DEM. Ela definiu como um “partido moribundo”, numa referência ao esvaziamento. Não é de hoje que a presidente estadual do PSB troca críticas com o partido do senador José Agripino Maia. Numa prévia distante da eleição de 2010 já dizia que era remota a possibilidade de composição com os democratas.
Wilma falou também sobre a proximidade da governadora Rosalba Ciarlini com o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. Ela descartou qualquer acordo político. “Conversei com Eduardo Campos e ele falou muito claramente. Não tem conversa política nenhuma com a governadora. Ela tem o partido dela e ela própria já declarou que vai continuar no DEM, não vai para o PSD. Mas ela admitiu a presença de Robinson (Robinson Faria, vice-governador). Mas já disse que fica no DEM”, afirmou.
A ex-governadora depende de uma indicação de Eduardo Campos para que possa assumir a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). ela chegou a ter o nome confirmado para o cargo, no entanto, as mais recentes especulações dão conta de uma predileção do governador de Pernambuco pelo nome do ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).
José Agripino endossa posições de Rosalba CiarliniO presidente nacional do Partido Democratas, senador José Agripino Maia, foi econômico nas palavras e disse, de Miami, nos Estados Unidos, onde foi passar o feriado de Páscoa, que no plano local quem fala pelo partido é a governadora Rosalba Ciarlini, a quem corrobora qualquer declaração. “Em nível nacional eu falo com a mesma franqueza com que Gilberto Kassab ao se dirigir a nós, desejando a ele bom êxito na condução do PSD”, explicou o senador.
O período de “baixa” externado pelos próprios democratas já alimenta especulações de uma possível fusão do DEM com o PSDB. O assunto teria sido discutido durante reunião dos tucanos na terça-feira (19), em Brasília. O senador Aécio Neves (MG), que estava presente no encontro, garantiu que não se trata de “ajuntamento”. “Não estamos falando em fusão”, apressa-se em dizer Aécio. “...Diferentemente de outros anos, quando nós disputamos entre nós e acabamos, no final, prejudicando um ao outro, agora não vai haver isso”.
O senador José Agripinio falou sobre o assunto e disse que trata-se de mera especulação. “Os fatos estão impondo as alianças entre PSDB e DEM”, disse ele, pelo celular. “Mais do que isso, precisamos ter um discurso comum”. Esta última declaração foi dada ao jornal Folha de São Paulo.

OPINIÃO DA BLOGUEIRA
Circulou pela net que os DEMOs não gostaram nadica de nada ter José Agripino Maia como presidente nacional. Só poderia dar nisso, uma revoada dos 'não gosto desse cara'

Balançando na minha redinha... isso é o mesmo que trocar 6 por meia dúzia né não gente?

Um comentário:

  1. Circulou pela net que os DEMOs não gostaram nadica de nada ter José Agripino Maia como presidente nacional. Só poderia dar nisso, uma revoada dos 'não gosto desse cara'

    Balando na minha redinha... isso é o mesmo que trocar 6 por meia dúzia né não gente?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário.